Wednesday, September 16, 2009

Monsters in the Closet!!

De algumas semanas pra ca', a Vanessa teima em nao querer dormir mais no quarto dela. Ela esta' no quarto e de repente comeca a berrar e sai correndo em direcao ao meu quarto. Quando a gente pergunta o que foi, ela so' diz: - I am afraid!

De tanto insistir, ela contou que tinha Monstros no quarto dela. Perguntei aonde? E ela me disse: - Olha mami, ele esta' la' atras da porta!

Naquele momento, nao invalidei o que ela estava me falando, mas tambem nao disse nada. Confesso que nao estava preparada para aquela situacao e fiquei com medo de dizer: - Ah, monstros nao existem... A unica coisa que decidi fazer depois de uma parada pra pensar foi: - Ta' bom, dorme com a mamae e o papai hoje!

Entao fui pesquisar.....

De acordo com psicologos, esse medo e' normal e ocorre em criancas entre 3 e 5 anos de idade. Fiquei surpresa quando li que e' um Bom Sinal! E' sinal que eles estao alertas ao que se passa ao redor deles e estao desenvolvendo a Imaginacao!!!

Como criancas nessa fase estao alertas, eles percebem e muitas vezes nao entendem muito bem o que esta' ocorrendo, mas estao processando. Por exemplo, um filme, uma noticia que os pais estao ouvindo, ou vendo na TV, uma cena, a morte de um parente, algum comentario sobre violencia, as vezes ate' troca de escola, mudanca de casa, o nascimento de um irmao sao triggers que fazem com que a imaginacao das criancas trabalhem a todo vapor.

Mas como nos, pais, podemos ajuda-los a resolver esse problema?

A primeira coisa: Nao minimize o sentimento deles! Nunca diga: mostros nao existem... Nao existem para voce, mas existe para o seu filho! E para a crianca, os monstros sao mesmo reais!
A Vanessa ate' me descreveu como o mostro looks like. Entao mais um motivo, para eu respeita-la.
Existem algumas ideias que pais e psicologos publicaram e que podem ajudar a resolver ou minimizar esse medo, mas a solucao nao e' receita de bolo e pode funcionar para algumas criancas e nao funcionar para outras.



Lista de Ideias:

- Com a crianca, conduzir uma procura a mostros antes de dormir, como uma brincadeira. Se voce tiver um checklist em papel e uma caneta melhor e mais divertido. Olhe debaixo da cama, dentro do armario, atras da porta, e ao final mostre a lista ticada para crianca e diga: De acordo com o nossa procura, todos os mostros foram embora!

- Algumas criancas sentem-se melhor se tiverem um bichinho de pelucia ou animalzinho. Compre e presentei numa surpresa. Quando a crianca abrir, diga: - Esse bichinho vai te proteger na hora de dormir e nao deixara' nenhum monstro chegar perto de voce!

- Uma outra solucao e deixar o cachorro ou gato da familia dormir no quarto com a crianca. No meu caso nao funciona, pois a Angel so' dorme no meu quarto e ela ficaria chorando a noite inteira chamando por mim.

- Deixar a crianca desenhar um monstro, e depois num outro papel, fazer a crianca desenhar um monstro com medo indo embora...

- Comprar um anjinho e colocar na cabeceira da cama da crianca.

- Cantar uma musica pra dormir e dica que aquela musica espanta todos os monstros e males.

- Rezar com a crianca antes de dormir e explicar que o Papai do Ceu protege as criancinhas de todos os monstros e males

- Dar a crianca um spray anti-monstro (agua e perfume)... Quando a crianca tiver medo ela sprays sente o cheiro. O spray devera' derreter todos os monstros.

- Sentar com a crianca e conversar sobre o assunto. Juntos pais e filho podem a chegar a conclusao de como resolver o problema.

Somente cada pai e mae sabe a melhor estrategia para lidar com o problema. No meu caso, o que eu nao quero e' causar nenhum tipo de trauma, entao vou tentar de tudo.

Depois eu conto o que deu certo!!!!

Se seu filho esta' passando ou passou por essa fase, por favor divida conosco o que voce fez para resolver o problema!

Obrigada,
Denise

11 comments:

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

De, os monstros ainda não chegaram aqui em casa, mas toda essa mudança tornou a Olívia bastante sensível e chorona, coisa que ela não fazia há um tempo atrás. Eu sei que os terrible twos chegaram, mas tb não dá pra ignorar que tanta mudança mudou muita coisa aqui em casa e dentro de cada um de nós também.
Precisamos nos reencontrar!
Beijos

Unknown said...

eu sempre tive medo da janela da sala da minha casa.. ainda mais naquela época que o fantástico mostrava as "supostas autópsias de ETs" meu deus, hj, aos 26 anos, de pensar eu me arrepio hua hua hua....

tá certíssima... incentiva a sua filha a enfrentar e ser corajosa....

beijocas

Anonymous said...

Denise,

Lá em casa evitamos assistir à TV à noite com os meninos e compramos bichos de pelúcia para dormirem com eles.
O filho de uma amiga começou a ter medo de ladrões e toda noite ele pedia para ela verificar se a casa estava trancada. Como ele assistia ao filme do homem aranha diariamente ela pensou que ele tinha visto no filme algo que o assustou, no entanto, conversando com a filhote minha amiga viu que fora o filme dos Dálmatas que chamou a atenção dele para os ladrões. Um inocente filme de cachorrinhos fofos, veja só! Tomara que vocês descubram logo o que vai ajudar a melhorar as noites de sono da sua pequena. Tudo de bom!
Ana

Temperatura Máxima no Canadá said...

Já deu vontade de fazer isso comigo mesma...hahaha Adorei a parte de fazer desenhos, ler histórias e, principalmente, dormir com bichos...hahahaha

Se o Edú ler esse post ele vai falar que vai fazer isso comigo...hehehehe

Boa sorte na eliminação dos monstros aí em casa!!!!!

Bjão

Rosi

Anonymous said...

De,
Sabe que até adulta eu ainda olhava dentro do armário antes de dormir?
Medo de escuro, de monstro, é o medo do desconhecido.
O Sam fala com frequência de monstros, e eu vou atrás dele. Faço caretas engraçadas, imitando os monstros; então nós dois começamos a descrevê-los, uns com cabelo azul, outros amarelo, tem os dentuços, os com pé gigante, os peludos e os pelados, e por aí vai...até que ele começa a rir e até esquece que estava com medo.
bjão
Sara

Ana Celia said...

Oi Denise,
eu sou super mole com o Henrique, por isso ele vem sempre dormir com a gente... hehehe... antes eram os monstros, agora eh pq ele nos ama e fica fazendo chantagem sentimental...:)

Bjks,
Ana

Maple Syrup com Fubá said...

Joia esse post.

beijos

Chocólatra said...

Denise,

Respondendo a seu comentário no blog, eu achei vários leites condensados por aqui mas nao o MOÇA!!! RS esse nao tem igual! Os produtos brasileiros tb tem mas só no mercadinho latino, é longe da minha casa e nem sempre tem o que vc procura, enfim, temos que aprender a aproveitar os produtos daqui! Obrigada pelas dicas,
bjkas

Bubusca2 said...

Muito bem pensado. Faz tempo que meus filhos deixaram essa fase, mas é sempre útil ter idéias pra dar aos outros.
Tereza (Bruxelas)

Ziza said...

Ola amigos ,minha filha não passou por esta fase , mas eu lembro muito bem que passei, tinha medo de monstros (sonhava com eles) e de ladrões e ate hj tenho de ladrões, este ficou! Meu pai qdo eu era pequena me ensinou a fazer uma oração bem pequenina do anjo da guarda, que eu depois q comecei a fazer deu certo e a partir daí sempre rezava antes de dormir. Porque não tenta isso c sua filhinha, te digo que vai dar certo, nada como recorrer a Deus ao invés de subterfugios como sprays e etc. Abraços e boa sorte a todos!

Mariana said...

Não sei se eu passei para o Edu meus medo da violencia, mas ele sempre tinha medo que os monstros entrassem pela janela. Então foi fácil: eu mostrava que a casa estava toda fechada e as janelas trancadas.
Pra Helena eu expliquei que eu estava ali pertinho, no quarto ao lado e que se aparecesse algum monstro eu corria lá. Ela sempre me pergunta se vou estar no quarto ao lado e fica tranquila, rs.
Por enquanto a Luisa não entrou nesta fase, mas como eles são diferentes, vamos ver o que vou ter que inventar. Vou guardar o post para usar as dicas, rs.

bj