Monday, February 16, 2009

Contratando uma baba


Uma das coisas mais dificeis aqui no Canada e' a falta da familia pra dar um suporte quando a gente tem filhos. Claro que no Brasil quem pode nao fica sem empregada, baba e cozinheira. Aqui no Canada as coisas sao mais ou menos parecidas. O pessoal da minha rua inteira tem faxineira. E' a mesma faxineira que vai de casa em casa: ela fica meio-periodo na casa de cada um. Eu sempre tive faxineira aqui no Canada tambem. Comecei contratando uma empresa de limpesa. As mulheres nem falavam ingles e eram todas da Polonia. Elas vinham uma vez por semana e limpavam a casa inteira em 3,5 horas pelo preco de $ 90.00 por faxina. Confesso que nao era "aquela limpesa tipo Brasil", mas as casas aqui sao diferentes de anyway, entao uma faxina dessa ja' ajudava bastante. De vez enquando eu contratava a empresa para vir fazer a limpesa detalhada, tipo limpar os vidros, passar pano nos rodapes, geladeira por dentro, etc... Depois contratei uma brasileira a Joice, que me ajudava muito: ela me viu gravida da minha primeira filha e depois da segunda. Sem a ajuda de alguem e' muito dificil!
Agora as nossas necessidades mudaram, precisamos mais de que uma faxineira: precisamos de uma baba 24 horas por dia / 7 dias por semana. Chegamos a essa conclusao depois que voltei a trabalhar. Desde que a Mel nasceu tenho observado brasileiras e canadenses que tem babas live in. Todas, sem excessao estao super contentes. A Ana, Real State em Oakville, disse que compesa cada cent que voce paga. Entao depois de muito pensarmos resolvemos contratar uma tambem.
Dai o proximo dilema: Brasileira ou estrangeira? Com muita experiencia ou sem muita experiencia? Jovem ou meia-idade?
Contatamos algumas agencias especializadas em Nannies para comecar um processo de contratacao e comecamos a delinear nossa Baba' Ideal.
Acabamos decidindo por contratar uma baba nao-brasileira, nao muito experiente e jovem (entre 25 e 30 anos)
Depois de inumeras entrevistas, contratamos a Dyane. Estamos no processo para traze-la para o Canada. O contrato dela sera' de 2 anos do momento da chegada dela no Canada. Ate' as criancas ja' conversaram com ela por telefone. Estou na correria agora para arrumar tudo para a chegada dela. Tenho que planejar um schedule, arrumar o quarto para que ela tenha o maximo de privacidade nas horas de folga e inscreve-la em aulas de natacao.
...e torcer para que a nossa experiencia seja positiva!
Abracos a todos,
Denise

24 comments:

Maple Syrup com Fubá said...

Boa sorte Denise. Tomare que a Dyane seja muito boa para vc e para sua familia. Mente positiva e vc vai atrair a baba perfeita.
Se precisar de ajudar para alguma coisa, eh so dizer. :)

beijos
Paula

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

Que legal saber que isso também é possível aí no Canadá.
Tomara que dê tudo certo com a nova integrante da família.
Bjs

Nani said...

Nossa que legal Denise. Conheco varias meninas que foram p Canada por este tipo de programa. Eu fui au pair aqui nos Estados Unidos, morei com a familia e amei a experiencia. Claro que nem tudo eh facil, perfeito, mas desde que haja dialogo e respeito de amabas as partes, tudo tende a correr bem.
Espero que ela seja uma pessoa boa!
Se precisar de algo, alguma dica, estou aqui, e outra coisa, tem um blog que eu leio, de uma "host mother", lah ela fala sobre essa relacao "au pair e host mother", claro que eh voltado p programa de Au Pair, q tem algumas regras diferentes das do programa de CareGiver do Canada. Mas mesmo assim lendo da p dar uma nocao de como se relacionar e lidar com a situacao de ter uma live-in nanny.

O blog eh este:
http://aupairmom.com/

Boa sorte!
Beijos

Gisa said...

Olá Denise, tudo bem com vocês?

Muito legal seu comentário no nosso blog!
Que Deus os abençoe em cada novo passo que vocês derem.

Ah, poxa vida, se soubesse que estava contratando uma babá, ia querer estar na fila pro trabalho. Brincadeirinha.

Bjos,
Gisa

Chocólatra said...

Dê,
sobre seu comentario no meu blog, escolhemos a cidade de Vancouver pq entre chuva e neve pesada eu fico com a primeira. Pq é uma cidade simpatica e com mais cara de "interior" do que de cidade gde. Pelas notícias de saúde, violência e impostos, achei vantagem em Vancouver.
espero que tenha tomado a decisão certa!
bjkas

Anonymous said...

Oi Denise,
Que legal que achou alguem, nos tb estamos procurando ... ja fiz entrevista com uma ... mais ela ja esta aqui em TO ...vou entrevista-la pessoalmente semana que vem ... depois te falo se der certo ... bjs ra vcs

Anonymous said...

Luciana

Chocólatra said...

De,
Com certeza não existe paraíso na terra. Acho que a escolha de quem troca o Brasil pelo Canada é de pessoas que valorizam a cultura, educação e a qualidade de vida. Acredito que depois de um tempo que vc mora ai e perde a referencia do Brasil, tende a ver as coisas com mais olhar crítico e menos fantasioso. Mas se voltasse pro Brasil por um tempo não suportaria ver tanta injustiça e tanta malandragem no jeito de viver, pois já estaria desacustumada a tudo isso aqui. Mas claro que aqui as pessoas são alegres, a sua familia mora aqui, suas raizes são aqui e isso nunca vai mudar! Mas quanto ao lado ruim do Canada, eu acho que deve falar SIM para que ninguém se iluda e vc conte suas experiencias!
bjkas

Anonymous said...

Olá Denise que bom que vc conseguiu uma babá para te ajudar...acompanho seu blog porém não comento pq sempre é no trabalho...e para comentar sem pensar não o faço.

Se você tem alguma amiga aqui no Brasil que precise de uma babá me indique e terei o maior prazer em servir. Um abraço. lidianebl@hotmail.com

Anonymous said...

Oi De, essa é a melhor opção que vc poderia fazer... com certeza sua vida vai ficar mais fácil :)
A Lu esta passando pelo mesmo momento...
Espero que a sua baba seja ótima... e vai ser.
bjs

Unknown said...

Olá Denise,
Estava verificando sobre empregos no Canada e acabei achando esse blog com seu depoimento.Muito legal.Torço para que tudo de certo.
Na verdade eu estou pensando em procurar algo no Canadá.Tipo um emprego temporário, o qual de pra mim juntar algum dinheiro para retornar ao Brasil e criar minha filha.Sou separada.Só que não sei por onde começar.Caso possa me ajudar, me passando informações ou contato de alguém no Canadá, ficarei grata.
Um grande abraço.
Ioná

Unknown said...

Esquecí de te passar meu e-mail...
É ionasenax@gmail.com
Msn: ionaax@hotmail.com

Unknown said...

oi denise tudo bem com voce?sou ana carolina sou solteira, moro no rio de janeiro,tenho um desejo muito grande de trabalhar fora do brasil pra tenta da uma vida melhor pros meus pais.quarquer coisa quer vc souber mim comunique.ou pra baba ou pra limpeza.um super beijo ficar com deus,meu email e ana_carolini_ntha@hotmail.com.meu orkut e anaprincessa20@hotmail.com

Anonymous said...

Ola Denise,

sou brasileira e estou temporariamente no canada. meu filho nasceu em toronto no fim do ano e eu gostaria de trazer uma baba brasileira para morar comigo. Como voce ja passou por esta experiencia poderia me dizer como é o contrato que temos que fazer e se é necessario pegar a aprovacao do ministerio do trabalho do canada? obrigada pela dica Fabiana

barbara said...

ola denise, gostei do seu blog...eu gostaria que vc me explicasse passo a passo o que uma pessoa que nunca saiu do brasil tem que fazer pra trabalhar em toronto como baba,eu falo ingles,porem nao fluente e ja tenho uma proposta. se puder responda no meu email: standby_love@hotmail.com
obrigada.

Unknown said...

Olá... Gostaria muito de ir morar um bom tempo no Canadá... Se você souber de alguem que queira babá, faxineira, garçonete e etc... Poderia me indicar; Sou educada,bom caráter!Sou uma pessoa de fácil convivência. Se souber de laguém ou você mesma precisa...
Meu email é: amelia486@hotmail.com
Abraço!

Anonymous said...

Olá, gostaria de saber como vc trouxe uma babá do Brasil, se puder me ajudar enviando um e-mail celianakao@gmail.com Obrigada!

Pandora said...

Oi Gente,
Sou professora particular de biologia e ciências aqui no Brasil principalmente para crianças que tem dificuldade de aprendizagem,e atualmente procuro um trabalho de nanny do Canadá, pois acho que seria uma das melhores formas de trabalhar com o que gosto e ao mesmo tempo tentar algo que não consigo há tempos, ter proficiência no idioma inglês. Se alguém se interessar entre em contato.

Karem said...

Desculpe, não deixei meus dados...Karem Schumacher, minha família é de origem alemã, meu email de c

Karem said...

Esqueci de deixar meu contato email lskarem@hotmail.com
Karem Schumacher.referente ao post acima rsrs...

Karem said...

Acho que meu primeiro post não entrou....bem, vamos lá, tenho 40 anos, uma filha de 15, que ficaria aqui com minha mãe, sou tecnica em vestuário formada, e hoje trabalho como escritora,com livro publicado, tenho excelente nível cultural, meu inglês é bem avançado, e estou procurando uma oprtunidade de trabalhar como baby sitter no Canadá,. Meu email de contato lskarem@hotmail.com
Sou de São Paulo.

Mari said...

Ola Denise! Eu queria saber quais agencias trabalham com famílias que preferem estrangeiras e que são confiáveis ai no Canada? Ou depende muito do que a família quer?

Unknown said...

Boa noite meu nome Cristiane tenho 35 anos moro com meus país no interior de São Paulo gostaria muito de um trabalho de babá ou diarista se puder me ajudar estou disponível pois perdi meu emprego a pouco tempo,desde já agradeço a atenção.

Unknown said...

Boa noite meu nome Cristiane tenho 35 anos moro com meus país no interior de São Paulo gostaria muito de um trabalho de babá ou diarista se puder me ajudar estou disponível pois perdi meu emprego a pouco tempo,desde já agradeço a atenção.