Thursday, January 8, 2009

Primeiro post de 2009: O que esperar de 2009

Cada um de nos tem uma expectativa diferente do ano de 2009. Nos ultimos 3 meses de 2008 sentimos na pele a recessao. Vimos muita gente perder seus empregos e as pessoas reclamando e reclamando de tudo. Os indices de investimentos atingiram resultados baixissimos e muita gente perdeu muito dinheiro nos RRSPs. Quem poderia esperar que o Harper tivesse a minoria no parlamento e quase fosse expulso do cargo de 1o Ministro do Canada? (Queria mesmo que ele tivesse pedido a demissao ou tivesse sido forcado a sair!) Eu nunca fui simpatizante do governo dele, pelas besteiras que ele fez e os gastos excessivos com armamentos!

Apesar disso, as lojas estavam sempre lotadas, que na minha opiniao e' um bom sinal, pois a economia precisa girar. Mesmo assim, nao foi o bastante e nem o esperado para reverter a situacao.

Nos primeiros dias de 2009, a economia comecou a dar sinal de vida subindo alguns pontos. Sera' que as coisas estao melhorando?

Na minha opiniao, 2009 sera' um ano dificil. A economia ainda estara' em baixa no primeiro trimestre, mas acredito que comecaremos a ver uma pequena melhora a partir de Marco/Abril, quando Obama comecar a colocar seu plano em pratica e quando o novo 1o Ministro do Canada for eleito (Espero mesmo que essas elecoes ocorram!).

So' espero que as pessoas tenham calma e nao se desesperem em tempos dificeis. Todos e tudo na vida tem altos e baixos. A gente tem que aprender a respirar fundo e entender que crise sempre existiu e sempre existira'. E sempre passa. Nos sofremos com ela principalmente pelos boatos e pela instabilidade que ela traz... mas ela passa.... e continuaremos aqui.

Eu por exemplo, volto a trabalhar na proxima semana depois de mais de 1 ano e meio de Maternity Leave. O que esperar? Nao espero muito. Penso somente em viver o dia a dia da minha volta e ver no que vai dar.

Abracos e bom recomeco todos!

Denise

3 comments:

Unknown said...

Oi De!!!

Feliz 2009! Tudo de bom para voces.

Soh um comentario sobre a politica (gosto do assunto bastante! :-D). O que aconteceu nao foi bem o Harper pedir demissao. Na verdade ele fez uma manobra politica (antecipar as ferias do Parlamento) para postergar uma votacao que pode resultar na queda do governo.

Nao vou entrar na discussao de posicao politica, mas soh queria ajudar a ti e aos leitores(as) a entender as manobras todas. Na pratica, nao eh certo que teremos eleicoes em Marco/Abril. Eh bom possivel que o governo continue por mais um tempo...

Um abracao, e feliz 2009!

Fernando

Renata, Dory, Olívia e Vítor said...

É verdade...as crises não podem nos impedir de alçar voos (não acredito que esse acento não existe mais) mais altos.
Obrigada pela força!
Bjs

Anonymous said...

Papo sério por aqui...
POis é, essa crise é mesmo muito estranha, na verdade ela atingiu o Canada, mas nada como aconteceu em outros países... ainda estamos bem. Mas quem tem dinheiro aplicado na bolsa sentiu o dinheiro desaparecer e isso dói, pois tudo foi conquistado com muito esforço. O preços das casas pode cair ainda mais esse ano, uns dizem 3%... e tudo se torna um efeito cascata.
Mas enfim, assim como você torço por dias melhores e é só isso que posso pedir em momentos de instabilidade como o que estamos vivendo.
Bom retorno ao trabalho... imagino que vc deva estar com uma dorzinha no coração, né?! Mas pensa no lado positivo das coisas...
Bjks