Thursday, May 8, 2008

Saude no Canada (baseado em Ontario)

Ola' amigos,

Muitos blogs ja' falaram sobre esse assunto e sempre ouco muitas perguntas do tipo: mas e como e' a saude ai no Canada??

Assunto polemico e tao importante, ne'? Na verdade, cada um tem uma visao e experiencias diferentes. Acredite, a visao das pessoas muda com o tempo! Ja' li muita coisa, e as vezes ate' acho engracado, pois a maioria dos blogs que ja' li tem uma visao bastante diferente da minha HOJE... Por favor nao me entendam errado.... mas muitos relatos que leio, faz me lembrar o que pensava e minhas experiencias de 10 anos atras. Isso e' legal! Vejo que novos imigrantes ainda passam pelas mesmas coisas que passamos. Desejo a todos muito sucesso e torco muito pelas novas familias que chegam! Sei como e' dificil os primeiros anos, principalmente no lado emocional!

Mas vamos falar de Saude.... A saude no Canada e' publica, e tem SIM muitos problemas exatamente como no Brasil, mas de uma maneira geral as coisas funcionam.

Quando morava no Brasil tinha plano de saude particular com os melhores hospitais de SP, como Oswaldo Cruz, 9 de julho....Qualquer coisinha que sentia corria para o pronto socorro e era atendida prontamente. Esperava um pouquinho e' claro, mas sempre era atendida em cerca de 1/2 hora.

Aqui no Canada as coisas nao funcionam assim: Se voce for ao pronto socorro de um hospital pode ficar esperando por horas: eu digo 2, 3, 4, 5 horas para ser atendido! Assustados? Bem deixa eu explicar como e' o sistema aqui.

Assim que voce chega ao Canada voce e sua familia tem uma carencia de 3 meses para receber o Health Card. Nesse tempo e' aconselhavel que voce tenha um Seguro Saude just in case voce ou alguem de sua familia fique doente.

Sempre faco um Health Insurance para os meus pais quando eles vem pra ca' passear (just in case).

Passado esses 3 meses, voce deve escolher um Medico de Familia (Family Doctor). Esse medico e' um medico geral. Ele tera' um historico de tudo o que voce tiver ao longo da sua vida. Ele inclusive faz os exames anuais. Se voce tiver algo que precise de um especialista, tipo dermatologista, ginecologista, etc, e' o medico de familia que faz o pedido e marca a consulta para um especialista. Por um lado, isso e' otimo, pois tendo um historico de tudo o que se passa com voce ele pode prevenir e diagnosticar um problema com mais rapidez.

Para escolher seu Family Doctor voce vai no site abaixo:

http://www.cpso.on.ca/

Opcao Doctor Search.

Meu conselho e' que assim que voce tiver o seu OHIP nas maos, entre nesse site, escolha o seu medico, ligue para ele e marque um apointment. Diga que voce esta' procurando um Medico de Familia.

Voce nao precisa estar doente. O importante e' ter um medico pra voce.

A 1o consulta sera' uma entrevista. Voce pode fazer perguntas pra ele tambem. Alguns medicos sao otimos e outros sao curtos e grossos.


Mas e se voce nao gostar do medico?

Se voce nao gostar e' so' nao marcar o seu exame anual e procurar outro.

A qualquer momento voce pode trocar de Family Doctor. Quando voce ja' tem um historico com ele, voce tera' que pagar uma taxa para trasferir seu historico para o novo medico. Cada um cobra diferente, mas em geral e' $ 25.00 ou 35.00

Muita gente nao sabe que voce como paciente pode ter a copia de todos os exames que fizer. Mas tem que pedir. O medico nao pode te negar. E' um direito seu.


Mas e se ficar doente? Aonde vou?

Se voce ficar doente tipo febre, flu, coisas simples, voce pode ate' ligar pra o seu Family Doctor, mas muito provavel voce nao conseguira' um apointment rapido. Se conseguir otimo. Senao voce vai a Walking Clinic. Existem varias espalhadas por todas as cidades e com certeza uma perto de voce. Algumas Walking Clinics abrem somente durante a semana em Business Hours e outras abrem 7 dias por semana. Voce sera' atendido em um tempo razoavel e um relatorio sera' mandado para o seu Medico de Familia. Se for algo mais complicado, o medico que te atendeu na Walking Clinic te encaminhara' ao Hospital.

Para achar uma Walking Clinic perto de voce acesse o site abaixo:

http://www.ziplocal.com/find/walk-in-clinic-in-toronto?gclid=CM2As472l5MCFQeYQAodlGrTYw


Mas quando vou ao Hospital?

O setor de Emergencia dos Hospitais atendem as pessoas em situacoes criticas. Isso nao significa que voce nao pode ir ao Hospital. Significa apenas voce podera' esperar por horas e horas (Isso me lembra daquelas longas esperas do INPS, nao? Bem, parece mesmo!). Na verdade cada paciente que chega passa por uma triagem e recebe uma nota de prioridade... Eles irao te atender com certeza, mas tudo dependera' de quantos estados criticos no momento e qual e' a prioridade do seu caso.


E se eu precisar de um Especialista? Ginecologista, Dermatologista, etc.?

Seu medico de familia tem uma relacao de medicos especialistas que ele trabalha. Mas voce pode escolher o seu proprio especialista e pedir a ele para referir voce para o medico que voce queira.

Se o medico te pedir um exame, ele geralmente te da' uma guia da clinica que ele trabalha. Tambem nao significa que voce tem que fazer naquele lugar. Voce pode escolher outro lugar e marcar voce mesma o apointment para o seu exame e usar a mesma guia (da outra clinica) sem problemas.

Aqui no Canada nenhum apointment com especialistas e' tao imediato. Bem! Depende do problema. Se a situacao for critica o paciente e' prioridade. Em geral, tudo tem fila e tudo demora.

Como ainda tenho muito a falar sobre Saude no Canada, vou resumir falando da nossa experiencia ao longo desses 10 anos....

Nossa experiencia

Quando chegamos ao Canada nao sabiamos como a saude realmente funcionava. Era assustador o fato de ser publico, mas achavamos que iriamos encontrar sempre bons medicos. Apos 3 meses, escolhemos nosso Family Doctor. Pra falar a verdade nao gostei muito dele mas resolvi tentar. No 1o exame preventivo anual percebi que ele so' fazia o papanicolaou e um exame e sangue (no Brasil fazia tambem ultrasound). Perguntei o por que e ele respondeu que na minha idade eram somente esses exames que sao feitos. O medico me atendia "a jato" e eu mal tinha tempo de fazer perguntas (nao que eu soubesse naquela epoca elaborar tantas perguntas assim em ingles).

Lembro que uma vez o Marcus ficou doente e fomos ao Hospital....Esperamos por 4 horas. Meu bumbum estava ficando quadrado. Estava a ponto de xingar todo mundo. Entao resolvemos ir pra casa sem ser atendidos, quando levantamos eles chamaram. O medico nao deu muita atencao e nos atendeu em 2 minutos. Receitou Tylenol. O Marcus ate' hoje brinca: Ficou doente no Canada? Tylenol e cama!

Lembro uma outra vez que estava com um probleminha na minha vista e fui a Walking Clinic. Eu ja' sabia o que era, e so' queria mesmo a receita pra comprar o colirio. Voces nao acreditam, mas a medica que me atendeu nao sabia o que era e depois de folhar um livro, me falou: - voce tem chicken pox no olho. Ai eu nao aguentei! Nao queria ser mau educada, mas nao deu outra, eu levantei da cadeira e disse: - Nao, eu nao tenho chicken pox. Voce nao sabe o que eu tenho? esperei..... Bem, obrigada pela consulta. Pode ficar com a receita. Sai de la' e fui a outra Walking Clinic e o medico quando me viu acertou na mosca. Foi ate' uma consulta rapida. Eu teria ido a 100 Walking Clinic no mesmo dia se necessario. (Ah, eu poderia ter marcado consullta num Oftamologista direto, o problema e' que era urgente).

Depois de 1 ano, comentando com uma colega de trabalho ela me indicou a medica dela. Bem liguei e ela nao estava pegando novos pacientes, mas tinha uma outra medica aceitando... Entao resolvi trocar e marquei um apointment para ambos: meu marido e eu. O resultado foi muito positivo. Ela era um amor! Nao tinha pressa. Expliquei como era tratada no Brasil, os exames que fazia e ela me disse: - Nao quero mudar nada. Vamos fazer como voce esta' acostumada. Adoramos.

Nos anos que se passaram, essa minha medica vivia insistindo: - Mas, quando vem as criancas? Entao eu fui bem clara: - Tenho medo de ter filhos no Canada. Na verdade tenho medo do parto, pois ouvi dizer que voces so' fazem parto normal e cesaria em ultimo caso (so' emergencia). Eu nao quero ter parto normal, entao nao vou ter filhos aqui. Ela virou pra mim e disse: - E' verdade, aqui parto normal e' normal! Cesaria so' em ultimo caso, mas somos abertos e podemos conversar sobre o assunto. Fica gravida e depois a gente ve e que faz!

Ano sai, ano entra e resolvemos ter nosso bebe. Assim que fiquei gravida fui ao medico e pedi um u/s. - Ah nao, u/s aqui so' com 11 semanas. E entao eu disse: - Quero com 7 semanas, pois quero ter certeza que o feto esta' posicionado no utero corretamente e nao e' uma gravidez etopica. So' entao consegui. Pedi tambem pra que ela me mandasse para um Obstetra (especialista). A principio ela tentou me convencer a fazer parto normal. Ela mesma faria o parto. Ela e daria o # do BIP e assim que eu entrasse em Labor ela seria chamada. Eu disse NAO. Agradeci, mas eu queria ser vista por um Obstetra e ja' tinha ate' o nome da medica. Ja' tinha feito a minha pesquisa!!!

So' consegui apointment com a Obstetra quando eu estava com 20 semanas! Serio! So' com 20 semanas. Ate' la' fui vista pela minha medica de familia e todos os u/s e exames foram pedidos por ela com copia para a minha Obstetra.

Pra resumir, insisti em ter cesaria. A OB foi super legal, mas claro tambem tentou me convencer a ter normal sem sucesso. Escolhi o dia do parto da minha filha e tudo foi maravilhoso. Desde a anestesia, o parto, as enfermeiras. Nao posso reclamar de nada. Consegui ate' ficar num quarto particular. Aqui nao tem luxo. Os hospitais sao simples, mas as coisas funcionam.

Infelizmente a minha Medica de Familia teve filhos tambem e mudou de Provincia. Ela esta' morendo em Calgary. Entao troquei de novo! Estou feliz com a minha medica hoje. Bem, agora ja' sei bem como e' o esquema por aqui, entao nao posso reclamar. Minhas expectativas tambem mudaram bastante ao longo desses anos.

O que aprendemos: - Voce tem que se sentir confortavel e confiante com o tratamento que esta' recebendo. - Nao aceite se voce sentir que nao esta' certo, discuta! - Nao espere um tratamento carinhoso, e mas exija um tratamento profissional. - Faca o seu homework antecipadamente: na escolha do seu medico, pesquise sobre os seus sintomas, etc. Aqui, como em qualquer lugar do mundo, existem profissionais bons e ruins. Nao gostou: troca! Troca quantas vezes forem necessarias (exatamente como voce faria no Brasil). - Tenha em mente que a saude aqui e' PUBLICA.

Boa sorte,

Denise


6 comments:

Simone Teixeira Reis said...

Oi De! Adorei saber sobre suas experiencias na saude por aqui. Interessante como a gente muda nossos pontos de vista a medida que o tempo vai passando. Naturalmente nao tenho nem metade da experiencia de Canada que voce tem, mas aos poucos comeco a entender melhor como funciona a medicina por estas bandas. Beijocas proce.

Sandro e Família said...

Denise

Parabéns pelo excelente post que com certeza irá ajudar a muitos que passarão por todas essas "experiências" quando chegarem no Canadá.

Quando me perguntarem sobre o assunto irei indicar esse post como leitura obrigatória.

Abração

Maple Syrup com Fubá said...
This comment has been removed by the author.
Maple Syrup com Fubá said...

oi De,

Realmente muito interessante esse post.

Eh preciso ter cuidado com a saude aqui. O melhor eh NAO FICAR DOENTE.

Eu tenho o problema de nao discutir com medico e preciso mudar isso. Pra falar a verdade eu nem consigo entender o que a minha medica fala porque ela tem MUITO sotaque!!!

Mas acabei ficando com ela, porque a minha experiencia com medicos eh que mesmo pedindo um exame, se eles achavam que nao tinha necessidade de fazer o exame, eu nao conseguia fazer o exame.

Com essa medica, eu disse que queria ver um neurologista, (porque meu senso de direcao para dirigir parecia estar piorando muito, serio) e consegui.

Ela me indicou um neurologista (que riu da minha cara literalmente e demoradamente quando eu disse o porque eu estava la, mas isso eh outra historia) e eu fiquei supresa e feliz que ela nao tentou me persuadir ao contrario, para nao fazer o exame.

Mas que nos tomamos um cha de cadeira cada vez que vamos ao medico, tomamos!! Ate mesmo com hora marcada, vc eh atendido tres horas depois. Essa medica ja eh a minha 3ra.

Sempre sou atendida pelo menos 2 horas depois do que marquei e a sala de espera esta sempre lotada de gente tossindo, com cara de bem doente.


(Estou afim de mudar porque realmente eh dificil de entender oque ela fala- mas ela faz todos os exames que eu quero, me receita todos os remedios que eu quero e ate escuta minhas perguntas).

Meu primeiro medico aqui, atendia a jato tambem. As consultas eram de cinco minutos contados no relogio. Uma vez, no final da consulta ele perguntou "Do you have any questions? Eu falei sim e peguei o papel com minhas perguntas. Dai ele, pasmem, teve a coragem de dizer que so perguntou por educacao, que eu tinha que ir embora porque estava na hora de ele atender outro paciente.

Ele disse para eu pedir uma consulta tipo physical check up, que dura 15 minutos. Ele nao faria um check up, mas eu teria os 15 minutos para minhas perguntas!!!!

Pelo menos ja sei que nao tenho Alzeihmer's!

beijos,

Paula

Anonymous said...

Adorei o post! Eu ja mudei de medico de familia 2x, a primeira me dise que nao tinha tempo para minhas perguntas, nunca mais voltei la. Entao recebi a indicacao de outra que na epoca aceitava novos pacientes, nao fede nem cheira, a consulta e rapida e das vezes que pedi para ir a um especialista ela disse que nao era necessario, enfim a gente tem que se adaptar, afinal e isso ou nada. abrcs,

Anonymous said...

Oi Querida !!!
Queria te parabenizar pela excelente divulgação !!!
Ajudar os outros, e transmitir experiências, são para poucos ! E vc tem esta virtude !!!
Estou orgulhosa !!!
Um grande Beijo gigante da sua irmã que te AMA MUITOOOO
Elaine Cristina