Saturday, January 9, 2010

Taxa de Desemprego no Canada

O ano de 2009 nao foi nada agradavel para os novos imigrantes no Canada. Muitos nao conseguiram emprego algum gracas a recessao que comecou no Fall de 2008. Alias, muitas demissioes ocorreram em 2009. Em Novembro a taxa de desemprego ja' batia o seus 8.5 %. Mas houveram mais demissoes em Dezembro. No artigo que eu li ontem no journalzinho do Trem durante o meu comute para Toronto, o Canada pode adicionar mais 0.5% em dezembro. Isso significa que a taxa de desemprego no final de dezembro chegava aos seus 9.0%. Apesar que o governo prefere nao computar esse novo percentual. Claro ;-)

Se eu fosse um possivel imigrante agora, simplesmente agiria com a razao e nao com a anciedade de comecar uma nova vida em um novo pais, a menos que voce tenha muuuiiittoo dinheiro para se manter por no minimo 1 ano sem trabalhar. E pra quem ja' fez a licao de casa sabe que o custo de vida aqui nao e' tao barato assim. Os alugueis sao caros e comprar uma casa dependendo do lugar pode ser bem caro tambem.

Mas nem tudo sao desilusoes. Num outro artigo que eu li, dizia que o Canada esta' esperancoso por uma recuperacao na economia. Os consumidores abriram suas carteiras e gastaram suas economias no Natal e Boxing Day. Voces nem fazem ideia como o Mall aqui perto de casa estava cheio.... Nao tinha lugar para estacionar. Entrei na loja de Guess, dei meia volta e sai.... Era tanta gente que nao dava nem pra andar la' dentro.
A esperanca para 2010 e' que cerca de 280.000 novos empregos sejam criados para absorver esse montao de gente desempregada.

Vamos manter nossos dedos cruzados para que todos aqueles que ja' estao em Terras Canadenses e nao tenham emprego consigam um nos proximos meses.
Para aqueles que ainda nao vieram, abram os olhos, leiam os Blogs do pessoal que ja' esta' aqui: todos eles super qualificados e todos batalhando por um primeiro emprego. As coisas nao vao melhorar imediatamente, mas tenho esperancas para 2010. Watch it ! ;-)

Abracos,
Denise

3 comments:

Mariana said...

Tem que se preparar muito bem mesmo antes de pensar em vir. Nós passamos 3 anos nos preparando e pensando em todas as possibilidades e por isso ainda estamos tranquilos, mas nesta hora é preciso ter responsabilidade acima de tudo. Não dá pra arriscar em uma empreitada como esta.
Infelizmente o que eu tenho percebido no blog é que a experiencia dos outros não vale muito porque as pessoas nunca se colocam no lugar do outro. Tenho visto muita gente despreparada e que chega aqui pensando que vai manter o mesmo padrao de vida que tinha no brasil, ou pior, que pensa que vai ter o mesmo cargo ou o mesmo reconhecimento. Como vc bem sabe, aqui temos que começar do zero e por isso temos que estar muito bem preparados.
Eu estou esperançosa mas com o pé no chão, sempre.
Estou com saudades, preciso te ligar.

bj

* Cibele & Junior * said...

Oi Denise,
Realmente o imigrante tem que estar atento a tudo o que vc disse.
O nosso processo levou uma vida para acabar(2 anos e meio) e nós sofremos basante com isso, mas se formos olhar o lado bom de tudo isso, nós tivemos mas tempo para analizar e juntar dinheiro para o novo começo aqui no Canada. Eu, por um exemplo, sou formada em Pblicidade e Propaganda e percebi pesquisando na minha área que para ter mais sucesso e diferencial deveria fazer uma Pós Graduaçao aqui no Canada, que começo nessa semana. Mas nao é todo mundo que pensa assim e que tem tempo e dinheiro para isso, entao é muito importante que o imigrante pesquise muito sua área antes de chegar e mesmo depois de chegar, porque vc sabe depois que estamos aqui tudo muda...
bjs

Sergio said...

Denise,
pelo acompanhamento que estou fazendo do mercado neste quase um ano que estamos aqui, parece que as coisas estão começando a melhorar. Pelo menos na minha área, serviços de engenharia, uma empresa já está começando a contratrar. Isto significa que algum cliente está investindo em projetos. Mas parece que essa "recuperação" está se dando principalmente lá no oeste, British Columbia e Alberta.
Concordo contigo a respeito de ter uma boa reserva, nem sei se 1 ano de reserva não é pouco não. O aluguel é caro, e vai pesar muito no orçamento de qualquer um.
Realmente agora não é o momento de estar entrando no Canadá, mas a vida do candidato a imigrante é realmente dificil. Primeiro, que esses dois anos que ficamos na espera (parece que agora os tempos estão diminuindo) nos deixa numa ansiedade enorme, e pior que a ansiedade é a sensação do provisório. Porque a gente sempre acaba adiando as coisas que precisa fazer, porque sabe que no futuro vai mudar para o Canadá. Prorrogar mais ainda essa espera, se por um lado é positivo por causa da situação da crise por aqui, por outro só vai piorar essas sensação de provisório. E não pode esquecer também que o imigrante tem um tempo para entrar no Canadá, que se não me engano já começa a contar no exame médico. E perder esse tempo é perder tudo!!!