Wednesday, September 30, 2009

Minhas aventuras em Winnipeg

A Ivelise me pediu pra eu relatar as minhas experiencias por Winnipeg...entao eu vou contar tudo!

Ha' anos atras eu era consultora de PeopleSoft da PeopleSoft. Antes da PeopleSoft ser comprada pela Oracle hehehehe... Bem, como todo consultor, meu trabalho exigia 100% de viagem. Foi otimo, pois na epoca nos nao tinhamos filhos e pudemos conhecer bem o Canada e os Estados Unidos.
A PeopleSoft tinha varios clientes em Winnipeg, e vivia mandando consultores de Toronto e de Vancouver pra la'. Duas semanas antes do meu projeto comecar, um consultor da PeopleSoft andando pelas ruas, foi assaltado. Nada foi levado, mas os caras deram uma surra no pobre do consultor que nem sabia o porque estava apanhando! Violencia??? Isso foi horrivel! Fiquei super tensa em ter que ir pra Winnipeg sozinha, pois ja' tinham me avisado que os alborigenas ficavam nas ruas se drogando e existiam muitos assaltos sexuais a mulheres. Estava tensa, mas ao mesmo tempo comecei a pesquisar maneiras de poder me proteger, afinal somos brasileiros e mais violento que o Brasil, Winnipeg nao poderia ser... Afinal estamos no Canada!

Descobri que existiam mais 2 consultores na mesma empresa. Entao perguntei o nome deles e liguei pra cada um anunciando minha chegada e peguei o nome do Hotel que eles estavam hospedados. Minha ideia era ficar no mesmo Hotel assim eu poderia ir e voltar com companhia. Na ligacao eles me avisaram sobre a violencia... mas eu ja' sabia!

Tentei reservar o mesmo hotel, mas nao tinham mais vagas e acabei reservando entao num hotel melhor e mais perto da empresa. A empresa ficava em Downtown Winnipeg numa rua principal que nao me recordo o nome. Bem, eu tinha que encarar essa!

Peguei o aviao na segunda-feira de uma manha de inverno. Apesar de ter nevado, nao tinha muita neve nas ruas so' um frio intenso. Estava preparada para andar 2 quadras ate' o cliente todas as manhas. O frio nunca me preocupa, pois e' so' usar as roupas certas e vestir-se em camadas, usar uma bota quentinha e pronto!

Chegando a Winnipeg fui direto ao cliente. A paisagem pra mim era tipica de uma cidade canadense e nao me assustei nem achei nada tao perigoso, mas o taxista, um senhor indiano me alertou sobre a violencia. Quando passou sobre um ponto de onibus (coberto) fez questao de relatar que na noite anterior um homeless tinha sido assassinado la' naquele ponto...

Durante todo o tempo que estive em Winnipeg, fiquei alerta. De manha ia do Hotel ao trabalho andando sozinha e a tarde voltava com o pessoal. Iamos jantar juntos e eles me acompanhavam ate' a porta do Hotel.
Confesso que em termos gastronomicos adorei Winnipeg. Fui a restaurantes deliciosos e a pizza que comi lembrava bem as nossas brasileiras. Quanto aos alborigenas, um deles uma manha caminhou ao meu encontro na rua, bem na frente do predio do cliente, e me pediu cigarro.. Como ja' estava esperta, enquanto ele vinha na minha direcao eu ja' me afastava dele e nem respondi, corri pra dentro do predio. Vi tambem muitos caras na rua fumando drogas, provavelmente maconha, mas nao posso afirmar tambem.

Hoje, Winnipeg e' considerada a cidade mais violenta do Canada. So' de curiosidade, sabendo que ia escrever este post, perguntei para os canadenses que trabalham comigo o que eles acham de Winnipeg... 100% das pessoas responderam que consideram a pior cidade do Canada.

De acordo com a noticia abaixo:
www.cnews.canoe.ca/CNEWS/Crime/2009/04/22/9200166-sun.html

Esses sao os indices de violencia em 2007 nas 5 mais violentas Provincias do Canada:
1. Manitoba 173.6
2. Saskatchewan 170.5
3. British Columbia 117.1
4. Alberta 107.5
5. Ontario 83.1

Claro que esses indices devem estar bem abaixo de qualquer estado brasileiro, mas quando a gente mora aqui, essa e' a nossa realidade. Nao da' pra comparar com o Brasil e nem com qualquer outro pais. Vivemos no Canada e e' aqui que temos que encarar os fatos. Mas como disse anteriormente, a violencia aqui esta' localizada... Todo mundo sabe aonde sao undergrounds de qualquer cidade por aqui...

Espero que o leitor nao se choque muito com o meu post... A ideia e' mostrar a realidade nua e crua e nao fantasiar!

Abracos,
Denise

4 comments:

Unknown said...

Oi Denise,

Legal tu contar tuas experiencias mais "perigosas" aqui no Canada.Tem gente que ainda acha que aqui e o paraiso, e a historia nao e bem assim,nao e?Claro que aqui e bem mais tranquilo que o Brasil, mas tambem tem violencia,e muitos outros problemas, como la, e em qualquer outro pais.
Bjs
Ha,depois passa la no meu Blog pra conhecer,ta?

Mariana said...

È legal mesmo vc relatar estas coisas porque normalmente a gente chega no Canadá achando que é o paraiso na terra, rs. É claro que é incomparável com o Brasil mas com o tempo qualquer coisinha nos parece enorme.
Apesar da sensa~ção de segurança que o Canadá nos dá eu acho que devemos estar sempre alertas, né? Agora fiquei preocupada com minha ex-professora de ingles que mora em Winipeg. Vou escrever pra ela e ver o que ela acha. bjs

Fabiano cavalcante said...

eu nao sabia que winnipeg era violento desse jeito... tava ate pensando em conhecer um dia, mas já desisti... tinha a impressao que por ser uma cidade onde ja foram realizados jogos pan americanos era uma tranquilidade só... pura ilusao...

Ivelise (Ivi) said...

Oi Denise, nossa desculpa a demora em te responder, mas estava de ferias e soh agora voltei a minha rotina... mas anyway, obrigada por seu post com suas impressoes de Winnipeg, tenho tudo marcado aqui comigo e vou tomar cuidado na cidade com certeza!

Beijos e parabens pelo niver!