Wednesday, October 15, 2008

Votei

Ontem foi dia de eleicao aqui no Canada. O voto aqui nao e' obrigatorio, mas os canadenses em geral esforcam-se ao maximo estarem por dentro da polica, pois esta afeta a cada cidadao diretamente. A maior briga como sempre foi entre os Conservativos e os Liberais. Ja' voto aqui ha' alguns anos e e' sempre interessante ver como as coisas se desenrolam. Todos os partidos tem website e planos de governo. Como no Brasil, cada partido tem um ideal, uma linha a qual eles seguem. Cada area tem o seu representante, mesmo na mesma cidade. O Marcus faz uma super licao de casa antes de escolher partido e o candidato da nossa regiao. Apesar de termos a nossa candidata de longa data, pois acompanhamos os passos dela ha' alguns anos, nao pudemos votar nela diretamente. Tivemos que votar esse ano no West Oak Trails que pertence a diferente Yard, e consequentemente outro candidato. Acabamos votando no partido, mas sai com um peso na consciencia se o candidato que escolhi e' o melhor para aquela regiao. I hope so!
Aqui, os candidatos tem uma relacao direta com a populacao e sao acessiveis! Por isso e' tao importante escolher a pessoa certa.
O Sr. Harper (nao gosto muito do governo dele e nem do que ele tem feito desde as ultimas elecoes, apesar de ter votado nos Conservativos na eleicao passada) foi re-eleito mas nao ganhou a maioria no Parlamento, o que e' bom!
Bem, se eu comecar a colocar minha opiniao aqui sobre o governo anterior do Sr. Harper, vou longe.... Espero que ele esteja certo: - O Canada nao esta' em crise!
Estamos de olho!

Abracos a todos,
Denise

3 comments:

Sandro e Família said...

Denise

Obrigado pelo comentário no blog e nossos planos e de chegar no Canadá até o final do ano.

Acabei de escrever sobre as eleições no blog e espero dentro de alguns anos poder estar votando por aqui também.

Abração

paula said...

Oi De,

tambem votei porque acho muito importante.
Como te disse antes, essa foi a segunda eleicao na qual meu pai trabalhou, e eh impressionante como eles sao SUPER DESORGANIZADOS! Chega ate ser vergonhoso. Depois pergunta para o meu pai e ele conta a historia....

beijos

Paula

Mirella said...

Oi De,
Por incrivel que pareça, votei pela primeira vez ontem, acredita? ehehe...
Ao contrário de vc, eu estou gostando o Harper como Primeiro Ministro e votei nos conservadores por esse motivo, mas antes do Paul Martin nós eramos Liberais aqui em casa... quem sabe eles encontrem um novo lider e eu mudo de idéia novamente!
Outra coisa que eu discordo é a minoria do governo, acho que tudo empaca e nada anda, sabe?! Pois as vezes penso que os reperesentantes estão mais interessados em beneficiar o partido que a população, pois mesmo que eles achem que o plano é bom e que vale votar a forvor, votariam contra só por causa do partido... acho isso errado... masssssss...
Não entendo muito sobre isso para ficar discuindo eheheh
bjs