Wednesday, October 15, 2008

Votei

Ontem foi dia de eleicao aqui no Canada. O voto aqui nao e' obrigatorio, mas os canadenses em geral esforcam-se ao maximo estarem por dentro da polica, pois esta afeta a cada cidadao diretamente. A maior briga como sempre foi entre os Conservativos e os Liberais. Ja' voto aqui ha' alguns anos e e' sempre interessante ver como as coisas se desenrolam. Todos os partidos tem website e planos de governo. Como no Brasil, cada partido tem um ideal, uma linha a qual eles seguem. Cada area tem o seu representante, mesmo na mesma cidade. O Marcus faz uma super licao de casa antes de escolher partido e o candidato da nossa regiao. Apesar de termos a nossa candidata de longa data, pois acompanhamos os passos dela ha' alguns anos, nao pudemos votar nela diretamente. Tivemos que votar esse ano no West Oak Trails que pertence a diferente Yard, e consequentemente outro candidato. Acabamos votando no partido, mas sai com um peso na consciencia se o candidato que escolhi e' o melhor para aquela regiao. I hope so!
Aqui, os candidatos tem uma relacao direta com a populacao e sao acessiveis! Por isso e' tao importante escolher a pessoa certa.
O Sr. Harper (nao gosto muito do governo dele e nem do que ele tem feito desde as ultimas elecoes, apesar de ter votado nos Conservativos na eleicao passada) foi re-eleito mas nao ganhou a maioria no Parlamento, o que e' bom!
Bem, se eu comecar a colocar minha opiniao aqui sobre o governo anterior do Sr. Harper, vou longe.... Espero que ele esteja certo: - O Canada nao esta' em crise!
Estamos de olho!

Abracos a todos,
Denise

3 comments:

Sandro e Família said...

Denise

Obrigado pelo comentário no blog e nossos planos e de chegar no Canadá até o final do ano.

Acabei de escrever sobre as eleições no blog e espero dentro de alguns anos poder estar votando por aqui também.

Abração

Maple Syrup com Fubá said...

Oi De,

tambem votei porque acho muito importante.
Como te disse antes, essa foi a segunda eleicao na qual meu pai trabalhou, e eh impressionante como eles sao SUPER DESORGANIZADOS! Chega ate ser vergonhoso. Depois pergunta para o meu pai e ele conta a historia....

beijos

Paula

Anonymous said...

Oi De,
Por incrivel que pareça, votei pela primeira vez ontem, acredita? ehehe...
Ao contrário de vc, eu estou gostando o Harper como Primeiro Ministro e votei nos conservadores por esse motivo, mas antes do Paul Martin nós eramos Liberais aqui em casa... quem sabe eles encontrem um novo lider e eu mudo de idéia novamente!
Outra coisa que eu discordo é a minoria do governo, acho que tudo empaca e nada anda, sabe?! Pois as vezes penso que os reperesentantes estão mais interessados em beneficiar o partido que a população, pois mesmo que eles achem que o plano é bom e que vale votar a forvor, votariam contra só por causa do partido... acho isso errado... masssssss...
Não entendo muito sobre isso para ficar discuindo eheheh
bjs